domingo, 7 de junho de 2015

2º ano B - Geopolítica e Globalização


Fonte: http://despiertaalfuturo.blogspot.com.br/2014/03/geopolitica-del-hambre.html

GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONTRUÇÃO
Durante a Guerra Fria, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, outros países direcionaram seus investimentos e desenvolvimento tecnológico principalmente às atividades econômicas. Conquistaram, assim, fatias expressivas no mercado internacional e obtiveram ganhos de produtividade superiores aos dos Estados Unidos. Contudo, os Estados Unidos ampliaram expressivamente sua hegemonia. No entanto, surgiram também outras potências econômicas, como Japão, União Europeia (liderada pela Alemanha) e China.

GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
A globalização econômica é um fenômeno típico da intensificação das transformações tecnológicas e de sua expansão por diversas regiões do globo, a partir da década de 1970. Essas transformações são caracterizadas pela automação e pela disseminação do uso da informática e dos diversos meios de comunicação associados tanto a atividade produtiva e econômica e a expansão das multinacionais em todo o globo, principalmente em regiões e países menos desenvolvidos.


24 comentários:

  1. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONTRUÇÃO
    Geopolítica foi grande movimento dando uma nova ordem mundial. Que por meio disso se deu o fim a guerra fria dando origens a novas grandes potencias econômicas na Alemanha que teve a criação do plano Marshall, dando origem a formação e ampliação de comércios financeiros, Japão que teve a grande reconstrução após a guerra dependente do mercado ali criado, China teve grandes laçoc econômicos políticos com diversos outros países, e a EUA teve a grande geração de serviços dando 25% da produção de bens. Além de tudo isso teve o inicio da doutrina Bush que foi uma estratégia criada para a proteção dos Estados Unidos e quem conseguiu que fosse feito o fim da doutrina foi Obama com seus princípios dando formalidade aos seus direitos humanos.
    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    Isso significa um lugar menos desenvolvido economicamente financeiro voltado para o uso de grandes tecnologias por todo o globo.
    Nome: Debora Queiroz Barros N' 10

    ResponderExcluir
  2. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONTRUÇÃO
    Geopolítica é a prática, arte ou disciplina que se concentra na utilização de poder político sob determinado território. Numa visão mais objetiva, a geopolítica compreende as análises de geografia, história e ciências sociais mescladas com teoria política em vários níveis, indo do nível referente desde o Estado até o internacional-mundial,Importante notar que a geopolítica surgida nos primeiros anos do século XX difere bastante da matéria atual abordada pela geopolítica.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global. • O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

    Lucas Da Silva Lima N°: 22

    ResponderExcluir
  3. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONTRUÇÃO
    Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global, consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar;.

    Vitória Paulino Moreira Lima N°: 39

    ResponderExcluir
  4. Com o final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento do alcance das organizações
    transnacionais frente aos Estados, o crescimento econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.


    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

    ResponderExcluir
  5. Com o final da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas correspondem ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais. Algumas problemáticas como o aumento do alcance das organizações
    transnacionais frente aos Estados, o crescimento econômico chinês e a formação dos blocos econômicos podem ser agrupados em uma nova ramificação teórica conhecida como geoeconomia.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios

    Joel correia N°:04

    ResponderExcluir
  6. GEOPOLÍTICA

    A geopolítica é a disciplina que busca entender as relações recíprocas entre o poder político nacional e o espaço geográfico. Ela procura responder a seguinte questão: até que ponto a ação dos estados nacionais é ou não determinada pela situação geográfica. A geopolítica tem duas finalidades:
    1. orientar a atuação dos governos no cenário mundial;
    2. permitir uma análise mais precisa das relações internacionais. :
    Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

    O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

    O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. MIRIAN COSTA QUEIROZ N 14

    ResponderExcluir
  7. Geopolitica estuda as relaçoes entre espaço geografico e poder O termo foi utilizado pela primeira vez por Rudolf Kjellen 1864-1922 no inicio do século xx, quando se consolidou como campo de estudo, com base na disputa de poder e da HEGEMONIA entre estados, atrav,es das estrat,egias politicas e militares ultilizadas para a segurança nacional.espansaõ das fronteiras e dominio de outros territórios.

    Globalização economica desde sua origem, o capitalismo integrou-se em diferentes regiõis, a principio por meio do comercio desenvouvido entre regiõis da europa1 al longo da história, as relações entre os diversos pontos do planeta ampliaram-se cada ves mais, graças ao desenvouvimento dos meios de transporte e dos sistemas de comunicação.Operiodo posterior á segunda Guerra mundial caracterizou-se pela espansão das multinacionais e dos investimentos de alguns paises, hoje chamamos de desenvouvidos etc...

    MIRELE SANTOS DA SILVA Nº44

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geopolítica atual:um mundo em construção.
      Geopolítica é a prática ,arte ou disciplina que se concentrá na utilização de poder apolítico sob determinado território. Um grande movimento dando uma nova ordem mundial
      Tycia Maria Ferreira da Silva 2anoB

      Excluir
    2. O processos de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercado. A globalização econômica desde sua origem,o capitalismo entregou-se em diferentes regiões, a princípio por meio de comércio desenvolvido na região da europa. Tycia Maria Ferreira da Silva. 2ano B

      Excluir
  8. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento políticos dos países usando como parâmetros principais ás informações geográficas. Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade. Os principais temas estudados pela Geopolítica na atualidade são: Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energéticos no mundo.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. A globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta. Francilene Pinheiro Barroso N° 16

    ResponderExcluir
  9. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    O primeiro resultado desta situação foi o controle da Alemanha pelos países vencedores da Grande Guerra, como Estados Unidos, Reino Unido e Grã-Bretanha, além da França. A região controlada pelas forças militares dos países capitalistas se uniu e formou a Alemanha Ocidental. Em contraponto a esta situação, a região controlada pelos soviéticos acabou se tornando a Alemanha Oriental. Desta forma, o antagonismo ideológico foi traduzido em alterações na estrutura de uma nação, conforme interesses, principalmente dos EUA e URSS. Esta ciência deveria ser um ramo da história mundial. Porém, muitos fenômenos geográficos são ligados a situações tensas entre países, questões estratégias nacionais ou grupos étnicos dentro de uma nação. Um exemplo são as Repúblicas Balcânicas, em que características étnicas foram fundamentais para a formação dos países.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
    Adreany da Silva de Sousa N° 01

    ResponderExcluir
  10. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    A ordem mundial bipolar, produto do pós-guerra, chego ao seu fim na década de 80. No entanto, a tão propalada “nova ordem internacional” não passa, ainda, de um conjunto de tendências cujo o formato definitivo é difícil de ser avaliado. Pretendemos expor alguns aspectos dessas tendências da geopolítica mundial nesse final de século com o intuito de visualizar a correlação de força (em todos níveis) que estão atuando no mundo e redefinindo as relações internacionais.
    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
    O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios- até então restritos ao mercado interno- para mercados distantes e emergentes.
    Thais Pereira Alves N° 36

    ResponderExcluir
  11. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    O período da guerra fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois envolveu disputas ideológicas e territoriais entre os Estados Unidos e a União Soviética, com grande ênfase no papel do estado no que tange as decisões estratégicas r na definição de valores e padrões sociais.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    A globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comercio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nivel de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
    Elane Gomes da Silva N°42

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo estado para administrar seu território. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia1 ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.

    A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico) — como topografia natural e clima e também os estudos intercontinental avalicional e interpretacional em relações que estão inter-relacionados com a Ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos), nas relações de poder internacionais entre os Estados e entre Estado e Sociedade.
    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

    O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente
    ELIO MADEIRO DE ALMEIDA JR N_12

    ResponderExcluir
  14. GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política dos países do globo no final do século XX e início do século XXI.
    A grande especificidade da globalização se dá no campo tecnológico e da comunicação. O avanço na área da comunicação se deu de forma ainda mais impressionante do final da década de 1980 e início da de 1990. Os jornais, as redes de televisão e, mais adiante, a internet, fizeram com que o mundo acompanhasse ao vivo os acontecimentos por todo o mundo. A comunicação em massa vai servir para levar para o mundo, o modelo de democracia, de consumo, de cultura dos Estados Unidos.
    A globalização é vista também como uma padronização dos costumes, pois a constante propaganda e exportação de produtos acabam por influenciar as culturas fazendo com que se perca o que há de nacional em cada país.



    GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO

    O fim da Guerra Fria, a dissolução da URSS, a reunificação alemã, a abertura econômica na China e as reformas econômicas na Índia, contribuíram para a ideia de que o modelo capitalista seria o meio correto de guiar a economia e promover o crescimento econômico. O capitalismo se consolidou ao final da Guerra Fria, principalmente pelas ações efetuadas pelo socialismo de modelo soviético e que acabaram por expor claramente as contradições desse modelo.
    A base da economia da maioria dos países do mundo já não dependia mais do campo. As indústrias estavam imersas nas políticas neoliberais e a constante expansão pela busca de novos mercados fez com que a economia se tornasse cada vez mais unificada.
    SHIRLEY THAYNARA Nº:35 2ºANO B

    ResponderExcluir
  15. Geopolítica Atual
    O mundo começa a se reconstruir no fim da Guerra Fria com a queda do socialismo torno o mundo 99% capitalista, o fim da união soviético, Reunificação da Alemanha (oriental e ocidental) e o surgimento de novas potências Mundiais. O Japão com um mercado voltado para guerras que atualmente é o maior arsenal de guerra do mundo .
    A criação do BRICS.
    O domínio geopolítico mundial veio com a estratégia de segurança nacional (doutrina Bush) ,
    Que acabou logo quando Barack Obama assumiu o comando dos EUA .
    Globalização é nada mais do que uma comunicação facilitada entre o mundo inteiro, a melhoria dos transportes a criação da internet e a organização do comércio foi um dos fatores que favoreceram até hoje a globalização. A expansão do mercado se tornou maior a cada dia com as Multimarcas com sede nos países de origem e filiais em outros ...
    A partir desse demasiado crescimento o estado passou a ter mais deveres com o comércio, que mesmo com manutenção não resistiu a crise financeira .
    Criação do G20 para combater a crise comercial global.
    Yasmin Sampaio n° 40

    ResponderExcluir
  16. GEOPOLÍTICA ATUAL: UM MUNDO EM CONSTRUÇÃO
    Ao final da Segunda Guerra as potências europeias estavam arrasadas e logo os seus impérios coloniais na África e na Ásia desmoronaram, configurando-se um novo cenário mundial. O Japão também saiu arrasado da guerra e perdeu as áreas que havia conquistado.
    Duas novas potências mundiais – os Estados Unidos e a União Soviética – passaram a dividir o mundo entre si. Foi a época da bipolaridade, baseada em dois centros de poder, durando cerca de 45 anos, até 1991.
    O mundo bipolar foi marcado pela disputa entre o capitalismo e o socialismo, tidos como dois sistemas sócio-econômicos alternativos e até antagônicos.
    Cada grande potência mundial - ou superpotências, como eram chamadas - liderava o seu bloco ou conjunto de países:
    Estados Unidos eram o líder econômico e político-militar do mundo capitalista,
    União Soviética era a guardiã e exemplo a ser seguido no antigo mundo socialista.Essa ordem mundial entrou em crise, devido a um maior crescimento de outros centros capitalistas (o Japão e a Europa ocidental), que passaram a disputar ou dividir a supremacia internacional com os Estados Unidos, e ao esgotamento do modelo socialista (em particular a economia planificada) adotado pela União Soviética e demais países desse bloco.
    Dos três mundos à oposição Norte/Sul
    A regionalização do espaço mundial sempre está ligada à ordem internacional que prevalece num certo momento.
    No início do século, por exemplo, o mundo se encontrava dividido em:
    países dominantes, em geral potências colonizadoras;
    áreas periféricas ou coloniais;
    compartimentação do mundo entre as grandes potências mundiais da época, cada uma com suas colônias ou áreas de influência.
    Já após 1945 o mundo ficou dividido em três "mundos" ou conjuntos de países:
    Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos),
    Segundo Mundo (países socialistas ou de economia planificada)


    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL

    A partir da metade do século XX, várias multinacionais começaram a transferir parte de suas atividades para vários, principalmente aquele de industria menos desenvolvida. Desse modo surgiu uma nova divisão internacional do trabalho (DIT), e o processo de produção industrial em larga escala deixou de ser exclusivo dos países mais ricos, passando a ser desenvolvido em países até então com economia voltada para a produção e exportação de gêneros primários. Assim, as multinacionais procuraram se instalar em países subdesenvolvidos que oferecessem mais vantagens econômicas. Entre elas, destacam-se: mão-de-obra barata, recursos naturais, matéria-prima e terras em abundância e a baixos custos, legislações trabalhistas e ambientais pouco rígidas, e amplo mercado consumidor. Desse modo, o tipo de produção dos parques manufatureiros (como siderúrgica, petroquímica, etc) vem sido instalada em países subdesenvolvidos, pois não é necessário mão-de-obra qualificada, enquanto as industrias nos setores de tecnologia avançada vem sendo reservadas aos países desenvolvidos, onde a mão-de-obra é bem qualificada.

    Aluno (a): Daniela Pereira da Silva Nº 08

    ResponderExcluir
  17. Durante a Guerra Fria, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, outros países direcionaram seus investimentos e desenvolvimento tecnológico principalmente às atividades econômicas. Conquistaram, assim, fatias expressivas no mercado internacional e obtiveram ganhos de produtividade superiores aos dos Estados Unidos. Contudo, os Estados Unidos ampliaram expressivamente sua hegemonia. No entanto, surgiram também outras potências econômicas, como Japão, União Europeia (liderada pela Alemanha) e China.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    A globalização econômica é um fenômeno típico da intensificação das transformações tecnológicas e de sua expansão por diversas regiões do globo, a partir da década de 1970. Essas transformações são caracterizadas pela automação e pela disseminação do uso da informática e dos diversos meios de comunicação associados tanto a atividade produtiva e econômica e a expansão das multinacionais em todo o globo, principalmente em regiões e países menos


    aluno: elysonjuca n: 14

    ResponderExcluir
  18. O termo "Geopolítica" foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897.A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico)

    globalizaçao

    O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990.6 Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização

    leilton rufino da silva n 21

    ResponderExcluir
  19. Durante a Guerra Fria, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, outros países direcionaram seus investimentos e desenvolvimento tecnológico principalmente às atividades econômicas. Conquistaram, assim, fatias expressivas no mercado internacional e obtiveram ganhos de produtividade superiores aos dos Estados Unidos. Contudo, os Estados Unidos ampliaram expressivamente sua hegemonia. No entanto, surgiram também outras potências econômicas, como Japão, União Europeia (liderada pela Alemanha) e China.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    A globalização econômica é um fenômeno típico da intensificação das transformações tecnológicas e de sua expansão por diversas regiões do globo, a partir da década de 1970. Essas transformações são caracterizadas pela automação e pela disseminação do uso da informática e dos diversos meios de comunicação associados tanto a atividade produtiva e econômica e a expansão das multinacionais em todo o globo, principalmente em regiões e países menos desenvolvidos.
    Miquéias Assunção N°43

    ResponderExcluir
  20. A globalização é vista também como uma padronização dos costumes, pois a constante propaganda e exportação de produtos acabam por influenciar as culturas fazendo com que se perca o que há de nacional em cada país.

    O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente getulio n19

    ResponderExcluir
  21. Durante a Guerra Fria, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, outros países direcionaram seus investimentos e desenvolvimento tecnológico principalmente às atividades econômicas. Conquistaram, assim, fatias expressivas no mercado internacional e obtiveram ganhos de produtividade superiores aos dos Estados Unidos. Contudo, os Estados Unidos ampliaram expressivamente sua hegemonia. No entanto, surgiram também outras potências econômicas, como Japão, União Europeia (liderada pela Alemanha) e China.

    GLOBALIZAÇÃO E REDES DA ECONOMIA MUNDIAL
    A globalização econômica é um fenômeno típico da intensificação das transformações tecnológicas e de sua expansão por diversas regiões do globo, a partir da década de 1970. Essas transformações são caracterizadas pela automação e pela disseminação do uso da informática e dos diversos meios de comunicação associados tanto a atividade produtiva e econômica e a expansão das multinacionais em todo o globo, principalente em regiões e países menos desenvolvidos.
    Natiely
    N:33

    ResponderExcluir