sexta-feira, 8 de maio de 2015

index_clip_image002.jpg
       2º ano D -  Guerra Fria
Ao fim da Segunda Guerra, representantes do reino Unido (Churchill), EUA (Roosevelt)
e URSS (Stalin) estabeleceram um novo mapa geopolítico da Europa.



A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta.


A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

25 comentários:

  1. guerra fria ou entao chamada corrida armamentista foi uma época em q o mundo ficou dividido entre duas posicoes socioeconomicas muito distintas..( mundo bipolar)

    (socialista)
    de um lado , a entao onipresente URSS( uniao das republicas socialistas sovieticas ), que com sua economia planificada e sistema socialista tentava atingir o mais auto grau de desenvolvimento tecnologico e bélico..

    (capitalista)
    de outro lado os EUA, com economia livre da economia estatizada e planificada buscava tambem o desenvolvimento recnologico e belico..

    ou seja .pde se designar guerra fria a "luta" tecnologica e desenvolvimentista entre os EUA e URSS, ou seja socialismo versus capitalismo..

    obs:não houve conflito direto entre os participantes, validando que o mundo sofreu mudanças sociais e politicas neste periodo , pois as duas nações queriam espandir suas ideias para outros paises, fato q desencadeou a contrução do muro de berlim, a guerra do vietna, a divisao das coreias, ou seja varios fatores historicos e cronologicos estao ligados a decorrencia da guerra fria..

    capitalismo(eua) x socialismo (urss)

    teve fim em 1990 com a desintegração da urss..

    Paulo Ricardo Maciel de Sousa n:41

    ResponderExcluir
  2. A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

    A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

    No final da década de 1980 a falta de democracia e a crise existente nas repúblicas soviéticas traziam como principal consequência o fim do socialismo. A queda do muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e a unificação da Alemanha marcavam o fim da Guerra Fria. O capitalismo saia vitorioso e aos poucos ia sendo implantado nos países socialistas.


    Danielly do Nascimento Lima Nº: 38

    ResponderExcluir
  3. Ao término da Segunda Guerra, os EUA eram o país mais rico do mundo, porém eles teriam que enfrentar um rival, ou seja, o segundo país mais rico do mundo: a URSS. Tanto os EUA (capitalista) como a URSS (socialista), tinham idéias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países. Quem era melhor? Esse conflito de interesses que assustou o mundo ficou conhecido como Guerra Fria. Tanto os EUA criticavam o socialismo quanto a URSS criticava o capitalismo.A Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista (a URSS estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos) e com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989.
    Vitor Hugo Timotio N*28

    ResponderExcluir
  4. A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. GIDEONE DA COSTA SILVA N° 40 2°ANO D

    ResponderExcluir
  5. A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Bruno dos santos cardoso N°4 2°ANO D

    ResponderExcluir
  6. A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

    Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã
    BRENO MENDES N*03

    ResponderExcluir
  7. Guerra Fria foi um período de intensa hostilidade sem guerra efectiva. A oposição era tão intensa que muitos esperavam um conflito armado entre os Estados Unidos e a União Soviética. A Guerra Fria durou 4 décadas, de 1945a 1989.
    O auge desta guerra deu-se entre 1947 e 1963, quando se realizaram poucas negociações sérias entre os Estados Unidos e a União soviética. Não se realizou mesmo qualquer coisa entre 1945 e 1955. Em 1952, George Kennan, o embaixador dos Estados Unidos em Moscovo, comparou o seu isolamento na embaixada americana com a sua experiência de internamento num campo de prisioneiros em Berlim durante a segunda guerra mundial. As fases posteriores da Guerra Fria, nas décadas de 1970 e 1980, foram bastante diferentes. Americanos e soviéticos tinham muitos contactos e negociaram regularmente tratados de controlo de armamentos.
    O fim da Guerra Fria ocorreu rapidamente, com a alteração das politicas Soviéticas após Mikhail Gorbachev ter chegado ao poder em 1985. A hegemonia Soviética sobre a Europa de Leste ruiu em 1989 e a própria União Soviética desintegrou-se em 1991.

    Alessandro Freitas Mendes Junior

    ResponderExcluir
  8. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
    A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.



    Aluna: Maria Kelly Nascimento da Silva N*19

    ResponderExcluir
  9. A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética.

    Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os Estados Unidos assumiam o posto de ser o país mais rico do mundo, porém, toda essa influência econômica foi disputada com aquele que era o segundo país com maior poder econômico do planeta, a URSS. Ambos possuíam formas de governo diferentes, e um não concordava com os métodos utilizados pelo outro. Enquanto os Estados Unidos sobreviviam de uma forma Capitalista, e defendia que o mundo deveria viver da mesma forma, se baseando na economia de mercado e na expansão de um sistema democrático, capitalista e de propriedade privada, a URSS era uma nação socialista, que se baseava em uma economia planificada, governada pelo Partido Comunista e sem democracia, características essas que muitas vezes desagradavam o próprio povo que vivia sobre essa forma de governo. Ambos discordavam da forma como o mundo deveria se reerguer depois da destruição causada pela segunda guerra.

    Esta disputa de interesses gerou um conflito, que se intensificou cada vez mais e ficou conhecido como Guerra Fria, já que ambos os países não chegaram a se enfrentar de fato, apenas brigavam de forma ideológica, tentando conseguir mais espaço.
    Nº 33 ( 2º D )

    ResponderExcluir
  10. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. MIZAEL SOARES 2° ANO D N°23

    ResponderExcluir
  11. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo

    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

    A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. FCO° DENILSON 2°ANO D N°10









    ResponderExcluir
  12. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.
    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

    Lucas Sousa Dos Santos Nº: 18

    ResponderExcluir
  13. A guerra fria foi um conflito no qual os EUA e URSS disputaram por espaços na forma de influencia economica, os EUA capitalista defendia que todos os paises do mundo tambem se tornasem capitalistas a base deles era o mundo ao redor do capital mas a URSS defendia o socialismo ou seja de que todos ganhassem algum dinheiro deveria ser dividos entre o bloco socialista isso gerou um comflito ideologico entre as duas superpotencias não armadas isso se arastou por quatro decadas na tensão de ocorrer a qualquer momento um conflito nuclear.
    Ricardo de sousa saraiva 25

    ResponderExcluir
  14. De 1945 1991,o mundo tornou-se bipolar,divivido entre o bloco capitalista e o socialista.acrescente tensao entre eles esuas implicaçoes no mundo caracterizaram a guerra fria que de fato nao chegou ser uma guerra ,pois nao existia perigo iminente de guerra mundial ,apenas de forma ideologica tentando conseguir mais territorio.
    aluna:luana da silva maia N:17

    ResponderExcluir
  15. A Guerra Fria foi uma disputa politico-militar que marcou a antiga ordem mundial polarizada por Estados Unidos e Uniaõ Sovietica.
    A pecularidade da guerra fria era de termos objetivos ,não existia perigo imenente de guerra mundial ,já no inicio da decada de 1940 , a uniaõ sovietica ja se destacava das demais economias do mundo em alguns setores produtivos -Siderurgia e petroquimica ,e em infraestrutura energetica de transporte sendo superada apenas pelos Estados Unidos.
    Tambem na Guerra Fria tem a criação do banco mundiale outras mais.Tambem no plano Marshall ajuda economizar os paises europeus atingidos pela Guerra Fria.Tambem era o maior pais do fim da Ordem Bipolar,.Andreia alves 35

    ResponderExcluir
  16. A guerra fria foi um conflito de ordem politica,militar,tecnológico,econômico,social e ideológico entre as duas nações,EUA e URSS,ocorrido por volta de 1945.A guerra é chamada de fria por que não houve uma guerra ou conflito diretos entre as duas grandes superpotências,da a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
    A rivalidade entre as duas nações tinha origem na incompatibilidade.Estados Unidos defendia o capitalismo e a União Soviética defendia o socialismo.
    Dada a impossibilidade da resolução do confronto pela via tradicional da guerra aberta e direta,as duas nações passaram a disputar poder de influencia política econômico e ideológico em todo o mundo.A guerra fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista ,uma vez que a URSS estava destruída,economicamente devido ao gasto com armamentos e com a queda do muro de Berlim em 1986.
    Aluna;Maria Samile numero;20

    ResponderExcluir
  17. A guerra fria teve inicio logo apos a segunda guerra mundial em 1945 e da Uniao Sovietica em 1991.Entre os estados unidos e uniao sovietica,disputando a hegemonia politica e economica no mundo.Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países,com armamentos,pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamentos nuclear,predominante entre a política,ideologia sistemas militares.
    A união soviética baseada na economia planificada (partido comunista),enquanto os Estados Unidos defendia a expação do sistema capitalista.
    ALUNA;Vitória Daniele N*29

    ResponderExcluir
  18. a geopolitica bipola,marcada pela supremacia dos estados unidos e da uniao sovietica,definio o destino de quase todos os paises nas decadas seguintes ao final da guerra fria.
    aluna;debora fernandes da silva.numero;6 2 ano d.

    ResponderExcluir
  19. com o fim da guuerra fria apopulacao da uniao sovietica passou a apoiar os politicos que prometiam um caminho um caminho mais rapido para atransiçao em 1990 o ultrarreformista boris yeltsin foi eleito presidente da russia apos um ano de governo declarou total autonomia da russia em relaçao a uniao sovietica sendo seguido pelas de mais republicas sovieticas
    aluna; antonia andrescia de lima pereira numero 2 segundo ano d

    ResponderExcluir
  20. A querra fria foi um conflito não armado mas marcou a disputa pela hegemonia mundial, onde os dois principais paises foram o EUA e URSS na qual hoje ja naõ existe mais ese conflito começou em 1945 logo depois da guerra e se estendeu ate 1991 com varios momentos de tensão entre elas ameaças de misseis nucleares em cuba ponto considerado estrategico, mas isso tudo ocorreu pelo fato dos EUA capitalista e URSS socialistas procuravam de todas as formas impor suas politicas e isso gerou discusoes e tensão, com o fim da URSS destruida economicamente varios paises se libertaram e a queda do muro de Berlim, dessa maneira os EUA ganharam o comflito. ALUNO Ricardo de Sousa Saraiva n 25

    ResponderExcluir
  21. A Guerra Fria, que teve seu inicio logo apos a Segunda Guerra Mundial [1945] e a extincao da Uniao Sovietica [1991] e a designacao atribuida ao periodo historico de disputas estrategias e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a Uniao Sovietica, politica, economica e militar no mundo. A Uniao Sovietica buscava implantar o socialismo em outros paises para que pudessem expandir igualdade social, baseado na economia planificada, partido unico [Partido Comunista], igualdade social e falta de democracia. Os Estados Unidos - Defendia a expansao do Sistema Capitalista, baseada na economia de mercado. Nome; Samila Soares Bezerra N- 26 2; Ano ´´D´´

    ResponderExcluir
  22. A Guerra Fria, que teve seu inicio logo apos a Segunda Guerra Mundial [1945] e a extincao da Uniao Sovietica [1991] e a designacao atribuida ao periodo historico de disputas estrategia e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a Uniao Sovietica, disputando a hegemonia politica, economica e militar no mundo NOME GILIANDSON N 12

    ResponderExcluir
  23. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

    ResponderExcluir
  24. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

    Iliana da Silva Gomes Nº42

    ResponderExcluir
  25. A guerra fria foi uma rivalidade entre a URSS e os EUA.Resultou a criação da Conferencia de Bretton que baseava-se economicamente na restauração dos países.Com ela foi criado a FMI - que financiava os paises arrasados não houve conflito direto entre os participantes, validando que o mundo sofreu mudanças sociais e politicas neste periodo , pois as duas nações queriam espandir suas ideias para outros paises,
    capitalismo(eua) x socialismo (urss)
    teve fim em 1990 com a desintegração da urss..
    \renner lima nª36

    ResponderExcluir